Pular para o conteúdo principal

A CARTA MAGNA



A Magna Carta de 1215, assinada pelo rei inglês João Sem Terra, é considerada um dos documentos jurídicos mais importantes da história.



Sabemos que o regime político que se consolidou na Inglaterra, sobretudo a partir das revoluções pelas quais esse país passou no século XVII, foi o parlamentarismo monárquico.Assim sendo, o poder do rei, ao contrário do que ocorria em outras nações modernas, passou a ser limitado, dando vazão ao controle político do país pelo parlamento. Pois bem, o fato é que, para se compreender bem como esse modelo saiu vitorioso justamente na Inglaterra, é necessário remontar ao primeiro embate entre nobres ingleses e o rei, ocorrido no século XIII, e ao principal fator resultante disso: a Magna Carta de 1215.
No início do século XIII, os reinos da Inglaterra e da França envolveram-se em intensas guerras motivadas por posse de territórios. Um dos momentos cruciais dessas guerras foi a Batalha de Bouvines, ocorrida em 1214, quando o então rei inglês era João Sem Terra. A vitória nessa batalha foi dos franceses, que de João Sem Terra tomaram a região importante do Ducado da Normandia. Para tentar reaver o território perdido e continuar a luta contra os franceses, João Sem Terra aumentou os tributos dos barões ingleses, provocando a insatisfação desses últimos.
A arbitrariedade de João Sem Terra levou os barões a se organizarem para pressionar o rei, pois não concordavam com seus gastos bélicos. Do outro lado, os membros da Igreja Católica na Inglaterra também se queixavam do abuso que o rei fazia da investidura, isto é, do ato de nomear (“investir”) clérigos para cargos importantes dentro de bispados do reino inglês. João Sem Terra procurava também submeter o clero à condição de vassalagem do seu reino. Um dos atos mais impactantes de João Sem Terra foi sua recusa em receber o cardeal Stephen Longton como representante da Igreja Católica na Inglaterra. Esse ato lhe rendeu a excomunhão, feita pelo PapaInocêncio III.
A situação do rei foi ficando progressivamente grave, pois reuniu contra si a oposição dos nobres e do clero. Por outro lado, esses últimos sabiam que precisavam de arrumar uma saída e estabelecer um acordo com condições prévias para serem cumpridas pelo rei. Foi então que o cardeal Longton e alguns dos barões elaboraram o texto da Magna Carta, cujo título completo é: Magna Charta Libertatum, seu Concordiam inter regem Johannen at barones pro concessione libertatum ecclesiae et regni angliae (Grande Carta das liberdades, ou concórdia entre o rei João e os barões para a outorga das liberdades da Igreja e do rei Inglês).
João Sem Terra, acuado, assinou o documento em 15 de julho de 1215, em Runnymede. Esse documento previa a garantia de plenos direitos aos “homens livres” da Inglaterra, por parte do rei, que não deveria abusar de seu poder para coagi-los. Homens livres, naquele contexto, indicavam homens de posses, membros da nobreza. João Sem Terra morreu no ano seguinte em uma batalha. Ainda que tivesse limitações em seu conteúdo, a Magna Carta até hoje é considerada um símbolo de avanço legislativo no mundo ocidental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras de Linguagem

  Figuras de Linguagem , também chamadas de  figuras de estilo , são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. Dependendo da sua função, elas são classificadas em: Figuras de palavras ou semânticas : estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento : trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe. Figuras de sintaxe ou construção : interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora. Figuras de som ou harmonia : estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia. Figuras de palavras As figuras de palavras são usadas para tornar os textos mais bonitos ou expressivos através da utiliz...

LEI Nº 14.728/85 - ESTATUTO DOS FUNCIONARIOS DO RECIFE

LEI Nº 14.728/85 REFORMULA O ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DO RECIFE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DA CIDADE DO RECIFE FAÇO SABER QUE O PODER LEGISLATIVO DECRETOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: Art. 1º  O Estatuto dos Funcionários Públicos do Município do Recife passa a vigorar de acordo com o disposto no Anexo único, desta Lei, que dela constitui parte integrante e inseparável. Art. 2º  O Poder Executivo regulamentará, no prazo de 60 (sessenta) dias, a presente Lei. Art. 3º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 4º  Revogam-se as disposições em contrário, especialmente a Lei nº  10.147 , de 30 de julho de 1969. Recife, 08 de março de 1985. JOAQUIM FRANCISCO DE FREITAS CAVALCANTI Prefeito ANEXO ÚNICO ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DO RECIFE TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º  Este Estatuto regula o regime jurídico-administrativo dos funcionários públicos do Município do Recife...

SOLO DEGRADADO: Conceito e Causas

Solos degradados são aqueles que sofreram modificações em sua natureza, seja ela física, química ou biológica, em consequência de alterações climáticas causadas por fatores naturais ou em decorrência de ação antrópica. Em 2015 a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) lançou o “Status of the World’s Soil Resources”, este relatório mostra que 33% dos solos do mundo estão degradados. Na América Latina cerca de 50% dos solos sofrem algum tipo de degradação e segundo e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) aproximadamente 30% dos solos das áreas cultivadas (90 milhões de ha) no Brasil, estão com algum grau de degradação. Principais causas da degradação do solo Diversos são os fatores causadores da degradação do solo atuando de forma direta ou indireta e os processos de degradação podem ser físicos, químicos ou biológicos. Degradação física: Compactação – ocorre o aumento da densidade do solo e é causada pela eliminação da poros...

Visitas